Cama Elástica: Dicas de como evitar acidentes

0
276

A cama elástica, ou trampolim, é utilizada tanto para as atividades de ginástica e exercícios quanto para condicionamento físico. Esse dispositivo conta com uma moldura circular e um tecido grosso de malha. Por ser bem esticado e tensionado, ele permite que o usuário pule e quique, a atingir boas alturas.

Quer as crianças sejam supervisionadas em um parque coberto ou pulando em uma cama elástica no quintal, sempre há risco de lesões significativas. Mas isso significa que as camas elásticas não devem nunca ser uma maneira de extravasar a energia ou de se divertir?

A popularidade dos trampolins

Certamente brincar de “Pula-pula” na cama elástica é um passatempo extremamente interessante para crianças e adultos. Não apenas pode ser usado como uma forma de exercício, a melhorar os batimentos cardíacos, como pode também envolver a força dos músculos, sendo um exercício muito simples. Não é a toa que se popularizou tão rapidamente.

Os trampolins podem gerar grandes quantidades de energia. Assim, quando alguém pular para cima e para baixo em um deles, será surpreendentemente empurrado para cima. Claro, isso pode ser interessante. Mas, como qualquer atividade que envolva o combate à gravidade, também pode ser muito perigosa.

Proteção de idade

Os trampolins não são adequados para qualquer pessoa. É necessário tomar cuidado de acordo com a faixa de idade do indivíduo.

Menores de 6 anos

As crianças menores de 6 anos não devem usar cama elástica de modo algum. Devido ao seu pequeno tamanho, elas correm maior risco de lesões.

Crianças de 6 a 10 anos

A partir dos seis anos de idade, pode pular em um trampolim de tamanho normal. Mas essas crianças ainda precisarão ser supervisionadas por adultos para evitar machucados. Especialmente se tiverem menos de 10 anos.

As crianças da faixa de 5 e 9 anos têm grande chance de se machucar porque seus ossos ainda não possuem cálcio o suficiente e são moles. Já crianças mais velhas são mais propensas a lesões ou torsões.

Maiores de 10 anos e adultos

Se usada da forma correta, a cama elástica não traz nenhum risco para adolescentes e adultos. No entanto, indicamos que mantenha o cuidado. Especialmente se sofrer de doenças crônicas ou lesão recente.

Como garantir a segurança na cama elástica?

Se comprar uma cama elástica, certifique-se de seguir as diretrizes de segurança. Faça com que toda sua família entenda as regras antes de usar esse brinquedo.

  1. Configure a cama elástica no nível do solo. É preciso que coloque em terreno plano.
  2. Coloque a cama elástica sobre uma superfície macia, sem atrito. A menos que haja um tapete de segurança ao redor do trampolim, não coloque o trampolim no concreto
  3. Nunca instale a cama elástica perto de árvores ou cercas ou outras estruturas.
  4. Remova toda folha, água ou detrito da cama elástica.
  5. Coloque almofadas de segurança de proteção em toda a estrutura do trampolim.
  6. Instale uma rede de segurança ao redor do trampolim.
  7. Cheque se há dispositivos de fixação rasgados e danificados no trampolim antes de cada uso. Procure orifícios na superfície da grade e da plataforma.
  8. Certifique-se de que não haja mola ou os parafusos desencaixados ou folgados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui